h1

Obra da Carne 2: Porfias, Discórdias, Dissensões

11 de novembro de 2010

Não é muito fácil escrever sobre a palavra de Deus, uma vez que tudo o que precisava ser dito, já foi escrito na bíblia. Mesmo assim, me arrisco em falar um pouquinho mais sobre as obras da carne. Desta vez, sobre Porfias, Discórdias, e Dissensões.

O apóstolo Paulo nos alerta no versículo 20 de Gálata 5 sobre a Porfia: ” Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções…”

Mais uma vez, nosso amigo dicionário nos ajuda a entender melhor o significado dessa palavra. Porfia significa disputa ou contenda pertinaz de palavras; obstinação, teimosia; insistência. Discórdia significa falta de concórdia, de harmonia; desavença;dissensão;contradição, desinteligência. E dissensão, por sua vez, significa diversidade de opiniões; desavença, divergência; contraste.

Quem nunca tentou fazer algo até conseguir e no final, aquilo deu errado? Teimosia. Muitas vezes, Deus já nos havia avisado de que tal coisa não daria certo e, mesmo assim, insistimos. Ou quem nunca entrou num bate-boca e sempre se achou cheio da razão(isso é contenda pertinaz de palavras) ? E quando isso acontece, muitas vezes, tem início uma disputa obstinada por coisas supérfluas, pelo direito  da razão ou do poder. Causam quebra de relações, brigas, contendas… E aí originam-se as obras da carne.

Infelizmente, dentro das nossas igrejas está cheio de divisões. Divisões por doutrinas, por palavras, por pregadores, por denominações, por placas de igreja… Criam-se situações constrangedoras no meio cristão por causa dessas coisas e pagamos um preço alto pelas nossas atitudes impensadas, pelas nossas teimosias; insistências. Às vezes, ficamos com marcas profundas na nossa alma por causa disso e deixamos marcas nos outros. Precisamos aprender a ter controle sobre a nossa carne. Vigiando em todo tempo nas nossas atitudes.

O apóstolo Paulo escreve no capítulo 3 de sua carta para Tito, alertando-o sobre isso: “Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. ” (Tito3:9) E também recomenda à Timóteo: ” Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.” (2 Timóteo 2:14) E ainda: ” …nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. “(1 Timóteo 1:4) “E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas.” (2 Timóteo 2:23)

Precisamos evitar mesmo as discussões intermináveis. Cada um tem um ponto de vista diferente, opiniões diferentes. Assim como a inimizade, a porfia enfraquece a unidade da igreja e por se tratar de algo exterior, o testemunho cristão é prejudicado podendo gerar escândalos.

Re-Pensando: Que possamos ser sábios com nossas palavras e atitudes. Não podemos dar espaço a estas obras da carne. Precisamos nos lembrar que somos o corpo de Cristo e devemos nos apresentar à Ele de “corpo inteiro” e não como um corpo dividido às partes.

About these ads

4 comentários

  1. Tudo q eu buscava está neste manuscrito… toda explicação, o entendimento perfeito. Parabéns


    • Que benção Katia!!!
      Que agora com o seu entendimento aperfeiçoado, você seja canal para outros também!!!
      Volte sempre!!!


  2. Baseado nos versiculos citados pela amiga , podemos chegar a conclusão então que as praticas de torcer ou jogar futebol , pra não citar outros esportes, são obras da carne, e consequentemente podem interferir na salvação dos cristãos convertidos que de alguma forma, se envolvem com torcidas organizadas por exemplo, ou simplesmente torcem pela televião?
    um abraço


  3. ola paz do senhor que bom termos uma pessoa de deus com sabedoria para nos falar da palavra de deus gostei muito da sua explicaçao parabens e deus te abençoe cada vez mais



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: